Apresentação

Um SEMINÁRIO que, em horas agradáveis e produtivas, pretende demonstrar que livros e leituras se fizeram presentes-ausentes na vida cultural do Brasil colonial. Experiências que trouxeram valor aos esforços individuais à memória dos antepassados. Conhecer essas Histórias é oportunidade rara no Recife. Saiba mais..

Pós-Evento

MENSAGEM ENCERRAMENTO / VÍDEO GALERIA / REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Estatística pós-evento: O MEMORAT2010 em sua primeira edição computa 312 inscrições e a frequência de 217 pessoas no primeiro dia, 200 no segundo e 174 pessoas no terceiro e último dia do evento.

04/07/2010

Grupo "Memória e Cultura Escrita" - UFPE/CNPQ

O Grupo MEMÓRIA E CULTURA ESCRITA - UFPE/CNPQ -  foi criado em 15 de maio de 2010. Pertence a área de conhecimento: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES e na linha de pesquisa: MEMÓRIA, INFORMAÇÃO E CULTURA ESCRITA.

Professores proponentes: 
Profª. Gilda Maria Whitaker Verri (Líder do grupo)
Depto de Ciência da Informação/UFPE
Profº. Marlos Pessoa - Depto de Letras/UFPE

OBJETIVO: Promover e realizar estudos sobre o uso dos suportes da informação (livros, gazetas, jornais, cartas, cadernos de anotações, outros), que permitiram o desenvolvimento da cultura escrita na sociedade brasileira, bem como identificar a transformação histórica desses registros da memória na contemporaneidade, quando documentos postos em circulação, em novos espaços, interferem nas condições de produção, representação, e difusão do conhecimento.

Diretório Grupos


PALAVRAS-CHAVE:
História da cultura escrita; História do livro e da leitura; Cultura escrita e poder; Escrita e sociedade.



PARTICIPANTES:

  • Márcia Cristina de Miranda Lyra (mestranda em Ciência da Informação)
  • Jeinne Juliane Prado Ferreira (graduanda do curso de Biblioteconomia)
  • Mário Gouveia (graduando do curso de História)
  • Thiago Trindade (doutorando do curso de Letras)
  • Tarcisia Travassos(doutora do curso de Letras)