Apresentação

Um SEMINÁRIO que, em horas agradáveis e produtivas, pretende demonstrar que livros e leituras se fizeram presentes-ausentes na vida cultural do Brasil colonial. Experiências que trouxeram valor aos esforços individuais à memória dos antepassados. Conhecer essas Histórias é oportunidade rara no Recife. Saiba mais..

Pós-Evento

MENSAGEM ENCERRAMENTO / VÍDEO GALERIA / REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Estatística pós-evento: O MEMORAT2010 em sua primeira edição computa 312 inscrições e a frequência de 217 pessoas no primeiro dia, 200 no segundo e 174 pessoas no terceiro e último dia do evento.

03/07/2010

Palestrantes

 Sobre os palestrantes desta edição:


Luiz Carlos Villalta - (UFMG)
=========================
TEMA: Impressão régia e impressão ilegal em Portugal

Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1984), graduação em Licenciatura Em História pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Tem pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Professor Rogério Fernandes e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, sob a supervisão de Roger Chartier, supervisor geral do estágio pós-doutoral desenvolvido nas duas citadas instituições com bolsa da CAPES. Atualmente é professor associado i da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas - leitura - livros - brasil colônia, libertinagem - inquisição - brasil-portugal, brasil - d. joão vi - carlota - corte, romance - brasil colonial - leitura - circulação e brasil - colônia - ensino - site.



Anco Márcio T. Vieira - (PGLETRAS/UFPE)
=========================
TEMA: História e mito rivalizam: D. Rita de Souza


Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (2002), atualmente é professor adjunto 1 (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, estética, critica literária, teoria da literatura e teatro brasileiro..



Esther Bertoletti - (Ministério da Cultura - RJ)
==================================

TEMA: Projeto Resgate para além de Portugal (Ministério da Cultura/RJ)

Jornalista e Advogada. Funcionária da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura. Implantou e coordenou o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros (1972-1992). Foi Consultora da Fundação Ford (1975-1978). Atualmente coordena o Projeto Resgate de Documentação Histórica sobre o Período Colonial no Brasil e no Exterior, do Ministério da Cultura. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e correspondente de diversos institutos históricos estaduais. É Técnica Consultora em Documentação. Vem atuando na área de programas de reprodução de documentos desde 1975, notadamente com projetos de microfilmagem sistêmica de documentação histórica.







Maria de Fátima Almeida Braga - (UFMA)
================================
TEMA:  Tipografia e jornais maranhenses do primeiro reinado

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1979) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor 3º grau da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, motivação e biblioteconomia, biblioterapia, livro - leitor - leitura e normalização.


Christianni Cardoso Morais - (Univ.S.João Del Rei - MG)
==========================================
TEMA: Adminstrar bens, informar e trapacear (1750-1850)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). É professora adjunta I do Departamento das Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, fontes primárias, educação escolar, práticas educativas não escolares, história da alfabetização, da leitura e da escrita. Trabalhou em projeto de higienização, organização, classificação e produção de um guia de fontes de arquivos dos séculos XVIII e XIX de São João del-Rei e também na organização e catalogação do Acervo de Obras Raras e Antigas da Biblioteca Baptista Caetano d'Almeida de São João del-Rei (obras do século XVI ao início do XX). Ver curriculo Lattes.





Álvaro de Araújo Antunes (Univ.Federal Ouro Preto-MG)
=========================

TEMA: Poder e saber: Advogados da América portuguesa


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Cursou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo(2008-2009). Foi professor da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência nas áreas de História do Brasil Colônia, História de Minas Gerais, Prática de Ensino de História do Brasil e Metodologia de Pesquisa. É autor do livro "Espelho de Cem Faces: o universo relacional de um advogado setecentista", além de capitulos e artigos que tratam da administração na América portuguesa, livros e leituras em Minas Gerais e história da educação.


Maria Virgínia Leal - (PGLETRAS/UFPE)
=========================
TEMA: Espaços da memória


Doutora em Semiótica e Lingüística pela USP/Université Paris X (1999), com a tese Gênese do Texto Infantil . Foi professora da UNICAP, UFAL e PUCSP, onde lecionou Teorias Lingüísticas, Análise do Discurso e Lingüística Aplicada. Coordenou projetos nacionais sobre ensino de línguas (MEC/IFES), e prestou consultorias a Secretarias de Educação em vários estados. Coordena acordos de cooperação internacional nas áreas da Lingüística (Universidade de Coimbra) e das Artes (The Brazilian Endowment for the Arts/NY/USA). Faz parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEp/MEC. É diretora eleita do Centro de Artes e Comunicação da UFPE para o quadriênio 2008-2012. Áreas de atuação e orientação: Linguagem, Trabalho e Sociedade; Linguagem, Tecnologia e Ensino. Tem especial interesse por temas e áreas interdisciplinares.

Márcia C. Miranda Lyra - (PPGCI/UFPE)
=========================
TEMA: Patrimônio Pernambuco: memória da Arte em Ladjane Bandeira


Mestranda em Ciência da Informação (UFPE), Pós-graduada em Cultura Pernambucana, Superior em Administração em Marketing, Graduação em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Educação, Cultura, Arte e Tecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: arte-educação, tecnologias educacionais.
Produtora cultural, curadora e pesquisadora do acervo da artista plástica e escritora pernambucana Ladjane Bandeira.




Thiago Trindade Matias - (PROLING/UFPB)
========================================
TEMA: Função social da escrita na imprensa recifense


Doutorando em Lingüística pelo PROLING (Programa de Pós-graduação em Lingüística) / UFPB. Mestre em Lingüística pelo PROLING (Programa de Pós-graduação em Lingüística) / UFPB. Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela FAFIRE (Faculdade Franssinetti do Recife). Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2004). Atualmente é Professor Convidado do Departamento de Letras da Universidade de Pernambuco, Campus Nazaré da Mata (FFPNM); Professor Assistente do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO); Professor do Colégio Equipe. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística histórica e Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa.


Jônatas Souza de Abreu - (PPGCI/UFPE)
=========================
TEMA: Memória na hiper  modernidade

Jônatas Souza de Abreu é Graduado em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e atualmente é mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Tecnologias da Informação e Gestão Eletrônica de Documentos. Trabalhou no Laboratório de Tecnologias da Informação do Departamento de biblioteconomia (2008 e 2009) e pesquisa principalmente sobre a memória em web ambients, especialmente em blogs. Tem trabalhos publicados contemplando fontes de informação (Música como fonte de informação) e Relações entre a TI e a Inteligência Competitiva.