Apresentação

Um SEMINÁRIO que, em horas agradáveis e produtivas, pretende demonstrar que livros e leituras se fizeram presentes-ausentes na vida cultural do Brasil colonial. Experiências que trouxeram valor aos esforços individuais à memória dos antepassados. Conhecer essas Histórias é oportunidade rara no Recife. Saiba mais..

Pós-Evento

MENSAGEM ENCERRAMENTO / VÍDEO GALERIA / REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Estatística pós-evento: O MEMORAT2010 em sua primeira edição computa 312 inscrições e a frequência de 217 pessoas no primeiro dia, 200 no segundo e 174 pessoas no terceiro e último dia do evento.

04/09/2010

Palavras da Coordenação Geral - Encerramento

AGRADECIMENTOS

Começo por agradecer a todas e todos que estiveram no Auditório da Editora Universitária nas manhãs dos primeiros dias de setembro. Juntos, movidos por interesse e curiosidade, percebemos como livros e leituras propagavam-se em processos formadores da cultura escrita durante o período colonial e a República.Uma oportunidade oferecida por professores, desde o momento em que as pesquisas foram concebidas, questionando aspectos e incertezas sobre o tema, seguidas da identificação e solução dos problemas, até o momento como esse, dedicado à transmissão e ao diálogo sobre os resultados obtidos.
Aos participantes das mesas um agradecimento especial, pela dedicação e pela doação de tempo e de recursos em prol da difusão do conhecimento adquirido.O compartilhamento do que foi obtido como resultado de horas de pesquisas  pôde ser realizado porque outro grupo parceiro, com alegria e competência, ajudou a organizar o evento, sem nada receber em troca. Falo da equipe dedicada a pensar e a executar as tarefas de organização, que são muitas, quase sempre invisíveis. Embora neste caso, a visibilidade e a exposição tenham sido amplas, planetária, em razão do blog criado em parceria com o Instituto Ladjane Bandeira.
Assim, neste ano de comemoração dos 60 anos do Curso de Biblioteconomia instituído em 1950, por proposta de Edson Nery da Fonseca, a quem o Reitor Joaquim Amazonas delegou a tarefa de capacitar pessoal para organizar a Biblioteca da Faculdade de Direito, foi realizada, em torno do livro e da leitura, uma grande festa, em que cada uma e cada um ao memorar e participar da formação cultural brasileira se reconhecerá como leitora, leitor, atualizados.


Recife-PE, 03 de setembro de 2010


Gilda Verri
Coordenação Geral do Evento